Ao que a SIC apurou, uma das medidas previstas que vai constar no Orçamento do Estado para o próximo ano, será um aumento extraodrinário das pensões mais baixas, até 10 euros.
Nos últimos anos e por altura do Orçamento do Estado, as pensões mais baixas têm tido aumentos extra. Este ano não será exceção.
A SIC sabe que o Governo deverá aprovar um aumento de 10 euros para os reformados que recebem menos.
A medida não deverá constar da proposta, que será entregue no Parlamento, fica guardada como trunfo para o debate na especialidade. Deverá partir do PCP e ter luz verde do Executivo.
No IRS, a medida mais revelante será o desdobramento de escalões, "para desagravar a tributação da classe média", garante o primeiro-ministro.
Quanto ao IRS Jovem, atualmente, os jovens que entram no mercado de trabalho têm um desconto de 30% no primeiro ano, 20% no segundo ano e 10% no terceiro. Neste momento, o Governo prepara-se para alargar o regime para cinco anos.
Confirma-se também um aumento da dedução específica a partir do segundo filho e dos seguintes, assim como o reforço do abono de família para as pessoas com rendimentos baixos.
As empresas com investimentos devem contar com um aumento da dedução do IRC.
VEJA TAMBÉM:
-
OE 2022: desagravamento do IRS, pensões mais baixas e ajuda aos casais com filhos
-
Orçamento do Estado: Governo deverá aceitar aumento de 10 euros nas pensões mais baixas
-
Costa hoje no Parlamento num debate já marcado pelo Orçamento do Estado
-
OE 2022: Governo e sindicatos da função pública voltam a reunir-se hoje