O Sporting recebeu e venceu o SC Braga por 5-0 e aproximou-se do pódio do campeonato. O FC Porto também passou no teste e não vacilou frente ao Marítimo, tendo vencido por 2-0. Luís Cristóvão, comentador da SIC, destacou os pontos-chave que ditaram o rumo de ambos os encontros.
Adivinhava-se uma partida de elevada exigência para os dois emblemas, não fosse este o confronto entre o terceiro e quarto classificados da Primeira Liga.
Os “leões” adiantaram-se cedo no marcador e a partir desse momento foram bastante “calmos” na forma como geriram a partida, referiu Luís Cristóvão.
O comentador notou ainda que o Sporting, durante o primeiro período, criou perigo para a baliza adversária, essencialmente, devido aos vários lances de bola parada que foi executando.
Destacou também os jogadores de Rúben Amorim que estiveram em grande plano e que contribuíram de forma significativa para a vitória “gorda” dos “verdes e brancos”.
Jogadores em destaque
Segundo Luís Cristóvão, Esgaio “fez uma boa exibição”, o que fez esquecer os adeptos leoninos, embora que momentaneamente, da saída de Pedro Porro para o Tottenham.
Destacou ainda as exibições de gala de Morita, coroada com dois golos, de Pedro Gonçalves, que foi “mais uma vez importante”, à semelhança de Marcus Edwards.
Com esta vitória, o Sporting reduziu a distância face ao SC Braga para cinco pontos, enquanto os bracarenses foram ultrapassados pelo FC Porto na luta pelo segundo posto do campeonato.
FC Porto começou mal, mas acabou bem
Na 18ª jornada da Primeira Liga os “dragões” deslocaram-se à ilha da Madeira e sobrepuseram-se ao Marítimo, com dois golos marcados no segundo tempo.
A primeira parte dos campeões nacionais foi “morna” e quem teve as melhores oportunidades de golo foram mesmo os locais, afirmou Luís Cristóvão.
O comentador salientou que durante o intervalo os “azuis e brancos” “de alguma forma conseguiram mudar o chip” e regressaram ao campo mais assertivos.
As duas equipas apresentaram-se na segunda parte já com 10 elementos, depois de Bernardo Folha e Pablo Moreno terem sido punidos com a cartolina vermelha nos últimos 10 minutos do primeiro período.
Cinco minutos após o retomar do encontro o FC Porto fez o 1-0 por intermédio de Wendell e cinco minutos depois fixou aquele que seria o resultado final, ao marcar o segundo, desta vez por Galeno.
“Dragões” seguem na luta pelo 1º lugar
Para Luís Cristóvão esta foi a prova de que “mesmo em dias maus as equipas mais fortes, conseguindo estar mais próximas daquela que é a sua realidade, acabam por levar os três pontos”.
Com a vitória na bagagem os “dragões” subiram ao segundo posto e o Marítimo manteve-se no penúltimo lugar da tabela classificativa.