Um recém-nascido foi resgatado dos escombros de um edifício em Aleppo, na Síria. Nasceu pouco depois do sismo que abalou a região. A mãe morreu após dar à luz. Alertamos que as imagens podem chocar.
No vídeo do momento do resgate é possível ver um homem transportar a criança acabada de nascer nos braços. Pouco depois, um segundo homem atira uma toalha para cobrir o recém-nascido. Ao fundo, veem-se os destroços do edifício que desmoronou devido ao sismo.
Esta segunda-feira, um sismo de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria. Para além do forte abalo, foram sentidas dezenas de réplicas, uma das quais de pelo menos 7,6.
O último balanço aponta para mais de 3.600 vítimas mortais, mas o número deverá continuar a aumentar à medida que avançam os trabalhos de resgate.
O sismo desta segunda-feira foi um dos mais fortes em 100 anos, a par do que abalou Erzincan, no leste da Turquia, a 26 de dezembro de 1939, também com magnitude de 7,8.
O representante permanente da Síria nas Nações Unidas pediu esta segunda-feira à comunidade internacional ajuda nos esforços de resgate e humanitários após o terramoto e assegurou que o Governo sírio está "preparado" para coordenar a assistência a "todo o território".
Na Síria, envolvida há mais de uma década numa guerra civil, a área afetada divide-se entre o território controlado pelo Governo de Assad em Damasco e o último enclave do país controlado pela oposição, cercado por forças do Governo apoiadas pela Rússia.