País

Entrevista SIC

"Uma experiência nada agradável": o testemunho de um português na Turquia

Jovem português, que está a fazer uma volta ao mundo, foi apanhado pelo sismo na Turquia. Está alojado a precisamente sete quilómetros do epicentro do sismo desta madrugada. E enquanto dava uma entrevista à SIC Notícias, André Sousa sentiu mais uma réplica.

Loading...

Chegou há quatro dias à Turquia, destino que faz parte da volta ao mundo numa mini-moto, que começou há dois anos e sete meses. Pelo caminho, contou em entrevista à SIC Notícias, André Sousa viveu duas experiências semelhantes: na Grécia e na Guatemala. Agora viveu, diz, “uma experiência para contar mas nada agradável”.

O português André Sousa estava no hotel quando o abalo foi sentido. Saiu apenas com a roupa que tinha no corpo - “meias e roupa interior”. Lá fora estava zero graus, mas é na rua que as pessoas se sentem mais seguranças. O português partilhou até algumas imagens com a SIC Notícias, que pode ver abaixo.

“Está tudo a morar na rua. Acho que sou a única pessoa que está no hotel, mas daqui a pouco também vou para a receção”, disse em entrevista à SIC Notícias ao início da tarde.

Loading...

André descreve que “a eletricidade vai abaixo com frequência” e “não há água”, mas não há meios neste momento para acudir a estas pessoas. A prioridade das autoridades são as vítimas e os feridos.

“Não há autorização [para circular], o raio deste sismo foi bastante grande, não há meios suficientes para os estragos. [E os bombeiros] não podem ir de casa em casa ou de hotel em hotel para dizer quando é seguro entrar. É da consciência de cada um e muitos estão a viver na rua, mesmo que a sua casa esteja em condições”, descreve.

Estava André Sousa a fazer este testemunho, em direto, na SIC Notícias quando foi interrompido por uma réplica. “A cada 10/15 minutos sente-se uma réplica”, disse o português que não podes abandonar o hotel.

“A minha mota está a fazer a revisão. Não consigo sair e as estradas estão com muito trânsito, não consigo fazer mais de 200 metros”, relatou.

O abalo ocorreu às 4:17 (1:17 em Lisboa) e teve o epicentro em Kahramanmaras, a cerca de 70 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O tremor teve origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

O jovem de 27 anos, de Oliveira de Azeméis, chegou a território turco proveniente do Iraque. Estava há quatro dias no país, mais concretamente num hotel a sete quilómetros de Gaziantep, epicentro do terramoto, à espera que as condições climatéricas melhorassem para prosseguir viagem.

André Sousa pretende com esta volta ao mundo atingir um recorde do Guiness como o primeiro cidadão no mundo a dar a volta ao planeta numa Honda Monkey 125 com 75 centímetros de altura e motor de nove cavalos. Já percorreu 70 países e mais de 60 mil quilómetros, mas esta madrugada foi interrompido por um forte sismo.