O sismo que abalou na segunda-feira o sul da Turquia e a Síria, segundo balanços oficiais divulgados esta sexta-feira, provocou a morte a mais de 21.000 pessoas.
De acordo com a AFAD, o organismo de socorro turco, 17.134 corpos foram, até agora, retirados dos escombros na Turquia. Na Síria foram contabilizadas 3.162 mortes, segundo um balanço também oficial.
São cada vez mais os profissionais no terreno, mas também voluntários têm ajudado as equipas no resgate de vítimas. Para além disso, outra parte importante e necessária, é ajudar aqueles, que apesar de terem sobrevivido, perderam tudo.
Em Kahramanmaras, cidade turca próxima do epicentro do sismo, onde se encontram os enviados da SIC, são poucos os prédios que que permaneceram intactos.
Através do vídeo, consegue-se perceber: o colocar de um pano é sinal do encontro de mais uma vítima mortal. Imagens sensíveis, que tentam ser minimizadas, resguardando ao máximo o corpo para não chocar ainda mais quem ali se reúne para dar força nesta operação.
Também afetada pelo sismo, a Síria pede ajuda humanitária à União Europeia.