Foi adiado o início do julgamento de Ricardo Salgado no processo que tem origem na Operação Marquês. A defesa estendeu o prazo para contestar a acusação e tem até quarta-feira para apresentar argumentos e novas testemunhas. O julgamento só deve começar na próxima semana.
Os advogados chegaram sozinhos e justificaram a falta do cliente. Mas o juiz já fez saber que quer o ex-banqueiro a depor presencialmente em tribunal.
Para este falso arranque pouca diferença fez a não presença de Salgado isto porque, sem grande surpresa, o julgamento foi adiado.
O prazo para a defesa contestar a acusação decorre até quarta-feira. O juiz entendeu que não fazia diferença e decidiu manter a data desta segunda-feira para iniciar o julgamento, mas a defesa tem uma opinião diferente.
Nos próximos dias devem chegar às mãos do juiz mais de 100 páginas de contestação e um rol de novas testemunhas de defesa.
Ricardo Salgado vai ser julgado em separado dos restantes arguidos da Operação Marquês. O juiz Ivo Rosa assim o entendeu, há dois meses, quando foi conhecida a decisão instrutória do megaprocesso.
O ex-banqueiro segue agora acusado de três crimes de abuso de confiança por alegadamente ter desviado quase 11 milhões de euros do Grupo Espírito Santo. O julgamento arranca a 14 de junho.