Vacinar Portugal

Covid-19. Portugal é o 36.º país do mundo com mais pessoas vacinadas

Canva

São 5,5 doses inoculadas por cada 100 habitantes. Israel, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido são os países com mais vacinados.

Portugal ocupa a 36.ª posição na lista dos países com mais pessoas vacinadas, apesar das doses serem escassas. São 5,5 doses inoculadas por cada cem habitantes.

Na média dos últimos sete dias, foram vacinadas, mais de 22 mil pessoas por dia.

Ao todo, já estão vacinados 556.331 portugueses. No entanto, só 209.318 têm a vacina completa, ou seja, com a toma das duas doses.

Israel, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido são os países com mais vacinados.

Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com vacinação indevida

O Ministério Público já instaurou 33 inquéritos relacionados com irregularidades na vacinação contra a covid-19, entre os quais a IPSS de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso e a responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz.

Dos 33 inquéritos respeitantes a irregularidades relacionadas com o plano de vacinação contra a covid-19, sete foram na área da Procuradoria-Geral Regional de Lisboa, oito na área do Porto, 10 na área de Coimbra e oito na área da Procuradoria-Geral Regional de Évora, refere o Ministério Público numa resposta enviada à SIC.

"Atentas algumas questões específicas colocadas pela imprensa, esclarece-se que, para além de situações anteriormente confirmadas, foram, designadamente, instaurados inquéritos relativamente a factos noticiados relativos a instituições particulares de solidariedade social de Castelo Branco, Farminhão, Resende e Trancoso ou relacionados com a vacinação de responsáveis autárquicos de Lisboa, Portimão e Reguengos de Monsaraz", enumera.

O Ministério Público já tinha instaurado inquéritos ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa e do Porto e a factos noticiados ocorridos em Portimão (Centro de Apoio de Idosos), Vila Nova de Famalicão, Arcos de Valdevez, Bragança, Seixal e Montijo.

Os casos de vacinação indevida continuaram a aumentar e a provocar demissões, incluindo a do coordenador da task force para o Plano de Vacinação contra a covid-19 Francisco Ramos, que foi substituído pelo vice-almirante Gouveia e Melo, que já integrava este grupo de trabalho.

Vacina da Oxford/AstraZeneca pode ser administrada a maiores de 65 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) recomenda a administração da vacina da Oxford/AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos, faixa etária para a qual ainda não havia resultados sobre eficácia.

No relatório da EMA pode ler-se:

"O benefício-risco do AZD1222 na indicação proposta é considerado positivo em adultos a partir de 18 anos de idade, incluindo idosos acima de 65 anos e aqueles com comorbidades".

OMS JÁ TINHA GARANTIDO EFICÁCIA PARA MAIORES DE 65 ANOS

A Organização Mundial da Saúde afirmou a 10 de fevereiro que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 é eficaz para a população acima dos 65 anos. Os peritos da OMS acrescentam ainda que a vacina também mantém a sua eficácia contra as novas variantes do vírus.

A posição foi transmitida em conferência de imprensa, no seguimento de uma reunião do grupo realizada na segunda-feira, para analisar a eficácia da vacina.

Este esclarecimento é feito depois de vários países europeus, incluindo Portugal, terem recomendado a administração desta vacina apenas a pessoas com menos de 65 ou até 55 anos, pela falta de estudos acerca da eficácia nesta faixa etária.

  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Portugal é o primeiro país do mundo a vacinar 85% da população. A partir dos 50 anos a percentagem de vacinados já atingiu os 100%. O Algarve mantém-se na última posição com 79% dos habitantes totalmente vacinados. Estes são os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (inclui todos os detalhes sobre Portugal)

  • Covid-19: quando posso ser vacinado? 

    Vacinar Portugal

    O plano de vacinação da Covid-19 arrancou no final do ano passado e vai decorrer durante 2021. Em Portugal, as vacinas são administradas em três fases e por grupos prioritários. Se ainda não foi vacinado, pode fazer aqui a simulação para saber quando poderá ser chamado pelo Serviço Nacional de Saúde.