Vacinar Portugal

Administração da vacina da AstraZeneca retomada em Portugal continental

Dado Ruvic

Uma semana após a suspensão, a vacina contra a covid-19 volta a ser inoculada em território continental, depois de já ter sido retomada nos Açores e Madeira.

A administração da vacina da AstraZeneca foi retomada esta segunda-feira em Portugal continental. A retoma acontece uma semana depois de ter sido suspensa devido a casos de formação de coágulos sanguíneos em vários países.

Na Madeira, a vacina voltou a ser usada na passada sexta-feira, um dia depois das autoridades de saúde recomendarem a continuidade da vacinação. Já nos Açores, a vacina voltou a ser administrada no sábado.

Portugal recebeu cerca de 400 mil doses da vacina da Astrazeneca: 230 mil já foram administradas.

Infarmed emite circular com alertas sobre vacina da AstraZeneca

Portugal recebeu até agora 400 mil vacinas da farmacêutica anglo-sueca, 230 mil já foram administradas.

Nesta última semana, estavam agendadas e prontas a dar mais 120 mil doses.
Armazenadas ficaram 100 mil vacinas.


Até ao final de junho, Portugal espera receber pelo menos mais 1 milão e 500 mil doses desta vacina da AstraZeneca.

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar defende que quem estiver com dúvidas sobre tomar a vacina da AstraZeneca não deve ser penalizado, mas lembra que a vacina é considerada segura e eficaz.

Em entrevista à SIC Notícias, Nuno Jacinto, o presidente da Associação e médico de família numa USF em Évora, conta como tem estado a decorrer o processo de vacinação na cidade.

​​​​​​Até este domingo, Portugal já administrou mais de 1 milhão e 300 mil doses de vacinas contra a covid-19: cerca de 902 mil foram de primeira dose e quase 446 mil de segunda dose.

Líderes europeus tomam vacina da AstraZeneca para transmitir confiança