Vacinar Portugal

Covid-19. Portugal recebe esta semana mais 616 mil doses de vacinas

Mais de seis milhões de doses de vacinas foram administradas em Portugal.

O agendamento da vacina contra a covid-19 para quem tem mais de 43 está disponível desde esta segunda-feira. A faixa etária dos 30 começa a ser vacinada a 20 de junho.

Os grupos mais vulneráveis têm o processo praticamente terminado. Com mais de 80 anos e acima dos 70 o número dos que ainda não receberam a primeira dose é residual. Entre os 60 e os 69 anos, a percentagem está nos 90 por cento. Na faixa entre os 50 e 59 anos, pouco mais de metade do grupo tem a primeira.

Apesar das recomendações da Direção-Geral da Saúde, o maior centro de vacinas de Lisboa estava este fim de semana a administrar a segunda dose da AstraZeneca a menores de 60 anos.

A DGS está ainda a avaliar com o colégio da especialidade da Ordem dos Médicos a vacinação das mulheres grávidas para perceber se os benefícios serão superiores aos riscos, mas não há ainda nenhuma decisão.

Em Portugal, já foram administradas quase seis milhões e meio de doses de vacina. Quarenta por centro da população recebeu, pelo menos, uma dose da vacia. Vinte e dois por cento está totalmente imunizada contra o vírus.

Portugal vai receber esta semana 616 mil doses de vacinas da Moderna, Johnson & Johnson e Pfizer.