Vacinar Portugal

Covid-19. Vacinação suspensa no Queimódromo do Porto

A decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio que pode ter comprometido vacinas.

Covid-19. Vacinação suspensa no Queimódromo do Porto
Matias Baglietto

A vacinação foi suspensa esta quinta-feira no Queimódromo do Porto pela coordenação da Task-Force de Vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor.

A decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio que pode comprometer aas vacinas.

Os utentes vacinados nos dias 9 e 10 de agosto serão contactados pelas entidades de saúde, até à próxima semana, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas.

"Dadas as características das vacinas contra a COVID-19, não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes. O INFARMED está a acompanhar a situação. Na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram)", informou a task-force em comunicado.

De acordo com a nota enviada às redações, será solicitada uma investigação dos factos à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde. (IGAS).

"Os agendamentos previstos para este centro de vacinação serão reagendados para outros centros nas proximidades", acrescenta.

O coordenador da task-force estará hoje no Porto. À noite, o vice-almirante Gouveia e Melo estará no Jornal da Noite.

Loading...

Autoagendamento para maiores de 12 anos disponível

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para as pessoas entre 12 e 15 anos de idade vai ficar esta quinta-feira disponível, sendo possível realizar o pedido até sábado.

Durante três dias, a plataforma para realizar o pedido de agendamento vai estar disponível exclusivamente para esta faixa etária, para a qual já estão previstos dois períodos para a administração das primeiras doses de vacina.

De acordo com o calendário divulgado na quarta-feira pela 'task-force' que coordena o processo de vacinação contra a covid-19, os jovens a partir dos 12 anos que façam o autoagendamento até sábado serão vacinados em dois fins de semana: 21 e 22 de agosto e 28 e 29 de agosto.

Depois, as segundas doses serão administradas nos fins de semana de 11 e 12, e 18 e 19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

Risco da covid-19 em jovens é maior do que eventuais problemas da vacina

O virologista Paulo Paixão defende que os riscos de não vacinar os jovens são superior aos eventuais problemas que a vacina contra a covid-19 pode provocar. O presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia (SPV) apela às autoridades que apresentem os números.

“Por cada 100 mil jovens infetados, 45 podem ter miocardite. Nos casos da vacinação, por 100 mil temos apenas oito. Isto é um risco seis vezes superior relativamente à vacinação. E estamos só a falar de miocardite, se nós considerarmos outros aspetos relacionados com a gravidade – relembremos que em cada mil, três vão parar ao hospital infetados”, explica o presidente da SPV.

Paulo Paixão sublinha que são “estes números que alguém tem de apresentar de forma clara”, referindo-se em particular às autoridades de saúde. “Realmente o peso é muito mais a favor da vacinação”, reforça.

Loading...