Vacinar Portugal

O momento em que Gouveia e Melo é recebido com aplausos no centro de vacinação

Veja o vídeo do momento que deixou o coordenador da task-force "emociado".

O vice-almirante Gouveia e Melo, coordenador da task-force, foi este sábado recebido com uma ovação no centro de vacinação de Alcabideche onde estão a ser imunizados jovens dos 12 aos 15 anos.

A vacinação contra a covid-19 desta faixa etária começa este sábado, no primeiro de dois fins de semana dedicados às crianças e jovens. Além daqueles que tenham realizado o pedido de autoagendamento para os dias 21 e 22 de agosto, e aqueles que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a 'task-force' que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade "Casa Aberta", à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde, e atualmente só está disponível para maiores de 16 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.