Vacinar Portugal

Entrevista SIC Notícias

Covid-19: "Eu acredito que a vacina é segura, é eficaz e é importante para proteger as crianças"

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, em entrevista à SIC Notícias.

Loading...

A Comissão Técnica de Vacinação esteve este domingo reunida e tudo indica que irá recomendar vacinação entre o 5 e 11 anos contra a covid-19. A informação foi avançada pelo comentador da SIC Luís Marques Mendes.

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, em entrevista à SIC Notícias, considera ser importante existir uma recomendação, ressalvando que "nenhuma vacina é obrigatória em Portugal" pelo que cada pessoa poderá decidir.

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública defende também "que a vacina é segura, é eficaz e é importante para proteger as crianças".

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou na sexta-feira ter recebido a posição de um grupo de peritos em pediatria e saúde infantil sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças dos cinco aos 11 anos.

Este grupo de pediatras conselheiros da DGS não recomenda, para já, a vacinação universal das crianças dos 5 aos 11 anos, mas quer que seja dada prioridade à vacinação de crianças com doenças de risco.

Os especialistas recomendam ainda que a Comissão Técnica de Vacinação tenha em conta impactos educacionais e sociais, antes de avançar ou não para a vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos. Por isso, pediram que outros peritos da área educacional e social façam também pareceres sobre o assunto.

Saiba mais: