Vacinar Portugal

Decisão sobre vacinação das crianças está para breve, mas opiniões dividem-se

Portugal já comprou cerca de 300 mil doses da vacina pediátrica.

Decisão sobre vacinação das crianças está para breve, mas opiniões dividem-se
Images By Tang Ming Tung

A vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos contra a covid-19 poderá receber luz verde já esta segunda-feira. A comissão técnica de vacinação esteve reunida no domingo e a Direção-Geral da Saúde deverá comunicar em breve o parecer.

Portugal já comprou cerca de 300 mil doses da vacina, que é uma vacina pediátrica, o que significa que a dose a administrar será três vezes menor que aquela que é dada aos adultos.

Recorde-se que, na quinta-feira, a DGS recebeu a posição do grupo de peritos em pediatria e saúde infantil e prometeu divulgar as recomendações feitas "oportunamente".

A 1 de dezembro, o Centro Europeu de Controlo de Doenças apoiou a vacinação para crianças entre os cinco e os 11 anos e sugeriu que aquelas que têm riscos acrescidos deveriam ser integradas em grupos prioritários.

Madeira prevê começar a vacinar crianças no dia 14

A Madeira informou já que prevê começar a vacinar as crianças desta faixa etária a 14 de dezembro, já que as vacinas chegarão uma semana antes do previsto, a 13 de dezembro.

A região vai receber 25% do total das vacinas adquiridas por Portugal, estando previstas chegar cerca de 17.500 doses até ao final do ano.

As primeiras a serem vacinadas serão as crianças com patologias associadas e, depois, as que tenham autorização dos pais ou responsáveis.

Marcelo Rebelo de Sousa: "Não vejo razão para não haver adesão da parte dos pais"

Na sexta-feira, o Presidente da República declarou-se feliz com a adesão dos portugueses à vacinaçã e disse esperar o mesmo relativamente às crianças.

"(...) A adesão é tão grande que não se coloca em Portugal a questão de ter de haver vacinação obrigatória. Os portugueses percebem que devem vacinar-se, sem necessidade de vacinação obrigatória", declarou o chefe de Estado aos jornalistas.

Questionado se considera que a mesma adesão se verificará com a vacinação das crianças, o Presidente da República alertou que essa "é uma decisão que depende agora da posição última das autoridades sanitárias".

Loading...

Pais ainda em dúvida sobre se devem ou não vacinar os filhos

A maioria dos surtos de covid-19 em Portugal registam-se, neste momento, nas escolas e há várias turmas em isolamento. Apesar dos apelos que se têm multiplicado nos últimos dias em relação à vacinação dos mais novos, ainda há pais com dúvidas sobre a decisão.

Em entrevista à SIC Notícias, uma mãe revelou que irá avaliar e questionar o pediatra antes de tomar uma decisão.

“Estou com algumas dúvidas. Queria primeiro fazer um check-up geral com médico, avaliar e questionar. Nós, adultos, participamos todos como comunidade, acredito que as crianças também o devem fazer, a minha questão é apenas com os efeitos secundários”, revelou.

Loading...

As escolas explicam que a vacinação das crianças poderá “aliviar” a situação dos surtos e alertam que o isolamento coloca em causa as aprendizagens, já que “estar à distância não é o mesmo que estar em sala de aula”, afirma António Seixas, diretor do Agrupamento de Escolas de Carnaxide.

Loading...

MAIS DE 8 MILHÕES DE PESSOAS COM AS DUAS DOSES ADMINISTRADAS

Portugal tem já 8.596.904 pessoas com a vacinação primária contra a covid-19.

Receberam doses de reforço da vacina contra a covid-19, até agora, 527.074 idosos com 80 ou mais anos, 511.123 pessoas com idade entre os 70 e os 79 anos e outras 247.125 com 65 a 69 anos.

SAIBA MAIS

► A PÁGINA VACINAR PORTUGAL