Cerca de 77 mil crianças de nove, 10 e 11 anos começam hoje a ser vacinadas contra a covid-19, um processo que se prolonga pelo fim de semana.
Hoje e domingo é o primeiro período destinado a vacinar os menores entre os 5 e os 11 anos, com o Governo a estimar que as segundas doses da vacina pediátrica da Pfizer sejam administradas entre 05 de fevereiro e 13 de março do próximo ano.
Crianças dos 9 aos 11 anos podem vacinar-se esta tarde sem autoagendamento
O Governo anunciou hoje que as crianças que não fizeram agendamento, também podem deslocar-se a um centro de vacinação para receberem a vacina contra a covid-19. A informação foi avançada pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales.
"Gostaria de dizer que hoje mesmo, durante a tarde, as crianças de 9, 10 e 11 anos, que por qualquer razão não se conseguiram agendar [para a vacina] poderão vir aos centros e vacinação e com certeza que serão vacinadas", afirmou.
O governante sublinhou que "pode ter havido, por qualquer razão, crianças que não conseguiram fazer o autoagendamento e, portanto, durante a tarde os centros [de vacinação] estarão abertos para que todas as crianças se possam vacinar, o que pode vir ainda a aumentar o número das 77 mil crianças previstas para se vacinarem no dia de hoje.
As crianças com comorbilidades terão prioridade para serem vacinadas, independentemente da idade, desde que tenham prescrição médica, bastando que se se dirijam aos centros para receberem a vacina contra o SARS-CoV-2.
O autoagendamento para a vacinação das crianças contra a covid-19 foi aberto na segunda-feira, dias depois de o Governo ter sido anunciado a decisão de vacinar esta faixa etária, na sequência da recomendação da Direção-Geral da Saúde.
Nos dias destinados a esta faixa etária, os adultos não poderão receber a vacina nos centros de vacinação do país, uma decisão que o Governo justificou com a necessidade de "criar condições para que o processo decorra com tranquilidade".
Lacerda Sales assegura que há tempo para vacinar as crianças
Numa visita a um centro de Vacinação, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, disse que há tempo para conquistar a confiança dos pais para vacinarem os filhos.
Lacerda Sales garante que a intenção é vacinar todas as crianças.
500 crianças vacinadas na FIL em Lisboa na primeira hora
O diretor do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Central, Guilherme Frazão, diz que a vacinação das crianças tem estado a correr bem.
Na primeira hora foram vacinadas 500 crianças na FIL, em Lisboa. Até ao final do dia, o número deverá chegar aos dois mil vacinados.

