Meteorologia

"Tempestade SOS": criada plataforma para pedir ou oferecer ajuda às vítimas da depressão Kristin

"Tempestade SOS" é uma nova plataforma comunitária criada por voluntários e destinada a quem quer pedir ou oferecer ajuda, após a depressão Kristin ter deixado um rasto de destruição em Portugal.

"Tempestade SOS": criada plataforma para pedir ou oferecer ajuda às vítimas da depressão Kristin

Foi criada uma plataforma, "Tempestade SOS", para quem precisa de ajuda e para quem quer ajudar os afetados pela depressão Kristin. É gratuita e sem fins lucrativos.

"Nós fazemos o match". É esta a proposta do novo projeto que pretende ligar vítimas a voluntários. A ideia é simples: se estiver disponível para ajudar - seja com donativos ou mão de obra - basta manifestar essa intenção. O mesmo para quem precisa de ajuda.

Quem chega à plataforma, tem quatro passos a seguir.

  • Escolher "Pedir Ajuda" ou "Ajudar"

Quem tiver sido afetado pelo temporal e precisar de apoio, escolhe "pedir ajuda". Quem, por outro lado, quiser ajudar vítimas clica em "quero ajudar".´

  • Identificar necessidades ou donativos

No caso de estar a pedir ajuda, deve identificar as necessidades que tem. No caso de estar a prestar apoio, pode assinalar o que pretende oferecer. "Podes ajudar com bens, tempo, transporte ou um simples carregamento de telemóvel", lê-se na página.

Neste formulário, tem ainda de preencher a zona e a sua disponibilidade.

Neste passo, é também pedido o contacto e notas de segurança, ou seja, se só aceita encontros públicos, se quer validação do pedido antes do 'match' e se aceita a partilha de dados.

Os dados são partilhados só com o match e o "mínimo necessário", garante a plataforma.

  • Match automático

Feitas as identificações, a plataforma comunitária de entreajuda transforma-as num "match automático" entre pessoas que estiverem perto, isto é, liga quem precisa de ajuda com quem pode ajudar.

O match é feito "por zona geográfica, tipo de necessidade/oferta, urgência e disponibilidade". Pode demorar apenas alguns minutos ou algumas horas. Vai depender a disponibilidade na zona e da urgência do pedido.

  • Combinar em segurança

Por último, é enviada uma mensagem para ambos combinarem local e hora "em segurança".

Gratuito e sem fins lucrativos, o projeto alerta que não devem ser partilhados códigos, passwords ou dados bancários, e que os encontros devem ser em locais "públicos e seguros", como bombeiros, autarquias e supermercados.

"Se algo parecer suspeito, cancela e reporta", acrescenta.

A "Tempestade SOS" avisa ainda que não substitui serviços de emergência.

A plataforma foi criada por voluntários quem já tinham criado a "Portugal Sem Chamas" e outros movimentos solidários, como "Cama Solidária", "Computador Solidário", "Neto Solidário" e "Acolhe um herói", após a depressão Kristin ter deixado um rasto de destruição em Portugal.