Meteorologia

Presidente da E-Redes diz que é difícil assumir "uma data e uma hora em que toda a gente vai ter energia"

José Ferrari Careto, presidente da E-Redes, não consegue dizer quando todas as ligações elétricas estarão totalmente repostas. Em declarações aos jornalistas em Leiria, o responsável explicou a complexidade da situação devido ao impacto da depressão Kristin na rede elétrica nacional. "É-nos muito difícil assumir um compromisso de que há uma data e uma hora em que toda a gente vai ter energia", admite José Careto.

Loading...

O presidente da E-Redes diz que tudo está a ser feito para repor a energia nas zonas mais afetadas, mas recorda que é um trabalho técnico exigente e que a segurança dos operacionais não pode ser colocada em causa. José Careto não se compromete com uma data final.

Em Leiria, caíram vários postos de alta tensão, um deles foi reposto por um cabo terrestre para que a população pudesse ter pelo menos rede.

A zona foi visitada esta quarta-feira pela ministra do Ambiente e pelos presidentes da REN e da E-Redes.

Ao Minuto: acompanhe aqui as notícias sobre as condições meteorológicas e os avisos à população

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.