À medida que as águas recuam, os bombeiros começam as operações de limpeza. Em Ahrweiler, uma das zonas da Alemanha mais afetadas pelas cheias, o objetivo é encontrar desaparecidos.
Depois da chanceler alemã, também o ministro do Interior, Horst Seehofer, foi visitar as zonas afetadas, que começam agora os trabalhos de reconstrução. Esta quarta-feira o ministro deverá aprovar um pacote financeiro para ajudar de imediato a recuperar os estragos.
- Cheias na Alemanha. Merkel diz que situação é "surreal"
- Cheias na Alemanha. Merkel promete "ajuda urgente" perante cenário "surreal"
- Cheias na Europa. Angela Merkel visita o estado alemão mais fustigado
As autoridades alemãs identificaram a possível chegada de um fenómeno meteorológico que provocaria cheias, mas os avisos de danos potencialmente catastróficos não foram divulgados.
O chefe da Proteção Civil alemão disse que o serviço meteorológico tinha "previsto relativamente bem" e que o país estava preparado para inundações nos principais rios.
Os funcionários do Estado alemão de Renânia-Palatinado disseram que estavam bem preparados para as inundações e que os municípios tinham sido alertados e agido.
Foram contabilizadas mais de 190 vítimas mortais em regiões da Alemanha, Bélgica e Holanda.
Entretanto, outros países europeus também têm sido afetados pelas cheias. É o caso de Itália, onde as autoridades tiveram de intervir e resgatar dezenas de pessoas.
A cidade siciliana de Palermo, no sul de Itália, esteve a ser fustigada por uma chuva tão intensa, que algumas ruas ficaram completamente submersas.
Na Áustria, os militares alemães ajudam agora nos trabalhos de limpeza e reconstrução.
Depois de uma madrugada de chuvas diluvianas, este domingo, as ruas de uma pequena cidade austríaca, a sul de Salzburgo, desapareceram debaixo de água. As cheias provocaram muitos estragos, mas não fizeram vítimas.
Veja também:
- Cheias na Alemanha. População ajuda na limpeza de ruas e casas
- Cheias na Alemanha: mais de 165 mortos e dezenas de desaparecidos
- Aldeia de Schuld é uma das mais afetadas pelas cheias na Alemanha
- Cheias na Europa. Número de mortos continua a subir e já ultrapassa os 180
- Cheias na Europa. Aldeias inteiras debaixo de água na Alemanha
- "Se estes doentes não fossem salvos a tempo, acabariam por morrer afogados"
- Alguns países europeus enfrentam chuvas torrenciais. Há ruas submersas e dezenas de pessoas resgatadas