Várias foram os líderes que participaram na 76.ªAssembleia Geral da ONU. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou Jorge Sampaio, enaltecendo a sua "coragem iniciativa" de criar, em 2013, a Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios.
O Presidente da República português referiu na reunião que Portugal é um "país campeão" na aplicação do Pacto Global para as Migrações das Nações Unidas. Para além disso, dirigindo-se a Guterres, felicitando-o pelo "exemplar primeiro mandato" e manifestou apoio integral ao "Apelo ao cessar fogo global".
Jair Bolsonaro, Presidente brasileiro, realizou o discurso de abertura da 76.ª sessão após intensas críticas a que foi alvo. Apesar de não estar vacinado contra a covid-19, Bolsonaro esclareceu que apoia a vacinação e criticou os países que não optaram por um tratamento de prevenção.
O Presidente norte-americano, Joe Biden, voltou a defender a retirada das tropas do Afeganistão na Assembleia Geral da ONU. Joe Biden prometeu, inclusive, liderar a resposta do mundo à pandemia, alterações climáticas e violação de direitos humanos, apelando à cooperação internacional.
António Guterres apelou ao diálogo entre os EUA a China, lançando alertas sobre as consequências da falta de união e pedindo a cooperação e entendimento.
Veja as outras imagens que estão a marcar esta terça-feira.
VEJA TAMBÉM:
- Marcelo Rebelo de Sousa lembra Sampaio nas Nações Unidas e reitera
- Covid-19: Jair Bolsonaro diz que apoia a vacinação apoio às prioridades de Guterres
- Bolsonaro destaca combate às alterações climáticas em discurso na ONU
- António Guterres apela ao diálogo entre os Estados Unidos e a China
- Jair Bolsonaro é o único líder não vacinado contra covid-19 na reunião da Assembleia Geral da ONU