Mundo

Coreia do Norte lança novo míssil balístico nas águas de Seul

Coreia do Norte lança novo míssil balístico nas águas de Seul
ANTHONY WALLACE/getty Imagens

Este é já o nono teste de Pyongyang com mísseis balísticos em apenas três semanas.

O anúncio foi feito pela Coreia do Sul, sem adiantar mais pormenores. A Coreia do Norte lançou mais um míssil balístico em direção às suas águas orientais, um teste que ocorre horas depois de aviões de guerra norte-coreanos terem voado perto da fronteira.

“Um possível míssil balístico foi lançado da Coreia do Norte. Avisaremos assim que tivermos mais novidades”, lê-se na página de Twitter do Ministério da Defesa japonês.

Pelo menos 10 aeronaves norte-coreanas realizaram manobras perto da fronteira com o Sul, forçando Seul a enviar aviões para uma possível manobra de intercetação, segundo a agência de notícias Efe.

Apesar desta tensão, não há até ao momento relatos de confrontos entre as duas Coreias, noticia a agência Associated Press (AP). No entanto, este é um incidente altamente incomum e ocorre numa altura de escalada de tensões entre os rivais.

Os mais recentes lançamentos ocorreram horas depois dos Estados Unidos e a Coreia do Sul terem dado por terminado mais um exercício naval na costa leste da península coreana. Os exercícios envolveram um porta-aviões dos EUA.

A confirmar-se este teste realizado por Pyongyang, acontece horas depois de ter lançado dois mísseis de cruzeiro estratégicos de longo alcance.

Segundo a imprensa estatal, esses exercícios foram realizados para a Coreia do Norte testar a sua capacidade nuclear tática. O disparo dos mísseis, que percorreram 2.000 quilómetros acima do mar, foi supervisionado pelo Presidente norte-coreano, Kim Jong-un.

Últimas Notícias
Mais Vistos