Mundo

Vaga vermelha não é evidente: estará o trumpismo em declínio?

Opinião

Loading...

O comentador Rui Cardoso analisa os resultados das eleições intercalares nos EUA.

Apesar dos votos ainda estarem a ser contados, a previsão é de que os democratas mantenham a maioria no Senado, mas o controlo da Câmara dos Representantes ficará a cargo dos republicanos. O jornalista e comentador Rui Cardoso, evidencia que os republicanos não assistiram à "vaga vermelha", que seria expectável, isto é, ao analisar os mapas dos resultados das eleições intercalares por estados, a cor vermelha não é esmagadora.

O comentador Rui Cardoso adianta que os trumpistas e negacionistas conservadores, até ver, "não se saíram muito bem".

Para além disso, a "má notícia para Trump" tem um nome: Ron DeSantis, o governador eleito na Florida. O reforço político é notável, apesar de Trump o ter humilhado no comício, o que indica que "Trump funciona como um eucalipto, tenta secar tudo à sua volta", defende Rui Cardoso. Outro exemplo disso é o Doutor Oz, pois o ex-Presidente norte-americano não mostrou entusiamo e acabou por perder as eleições na Pensilvânia.

Questionado sobre o declínio do trumpismo, Ricardo Cardoso, entende que, provavelmente, há uma maioria silenciosa, subterrânea, que abrange um eleitorado pragmático, sensível à questão das armas e ao aborto.

Últimas Notícias
Mais Vistos