Mundo

Os sismos mais intensos dos últimos 20 anos

Loading...

Em 20 anos, o mundo assistiu a dezenas de sismos de elevada intensidade que provocaram mais de um milhão de mortes. Estes foram alguns dos mais intensos.

Milhares de pessoas perderam a vida em terramotos. Nas últimas décadas, foi notória a subida da intensidade dos sismos registados: houve mais de 20 sismos de elevada intensidade.

Foi a 26 de dezembro de 2004 que um sismo de magnitude 9,5 na escala de Richter atingiu a Indonésia e desencadeou enormes ondas que atingiram toda a região do Oceano Índico. Mais de 200 mil pessoas morreram. Quase dois milhões ficaram desaparecidas. Foi considerado um dos mais violentos terramotos desde 1900.

O sismo de 2010 no Haiti durou 10 segundos. Atingiu casas e várias estruturas. Segundo as Nações Unidas, cerca de 80 mil edifícios ficaram destruídos na capital. O balanço final dá conta de que mais de 250 mil pessoas morreram.

A 11 de março de 2011 também o Japão foi atingido por um terramoto, seguido de um tsunami que atingiram o nordeste do país. Algumas cidades ficaram cobertas de água. Quase 16 mil pessoas morreram. Mais de 5700 ficaram feridas.

Na última década, o Haiti e a Indonésia voltaram a ser atingidos por sismos. Há cinco anos, na Indonésia um sismo de 7,5 fez mais de 4 mil mortes.

Em 20 anos, o mundo já assistiu a dezenas de sismos de elevada intensidade que provocaram mais de um milhão de mortes.

Últimas Notícias
Mais Vistos