A via sacra é uma das tradições festivas da Páscoa, sendo celebrada por todo o mundo católico. Em Roma, o frio impediu o Papa Francisco de presidir à mais famosa de todas. Mesmo assim, a celebração foi acompanhada por milhares de pessoas em Roma.
Pela primeira vez, desde que foi eleito, o Papa Francisco não participou na via sacra de Roma. Por causa do frio e por ordem dos médicos, depois de ter estado internado com uma infeção respiratória. Este ano, os textos foram escritos a partir de testemunhos de migrantes, refugiados e vítimas da guerra ou do tráfico humano.
Na Venezuela, num dos bairros mais pobres de Caracas, os católicos encenaram o caminho da cruz. Uma tradição que tem já 40 anos.
No Nicarágua nem as proibições do Governo impediram a população de celebrar esta tradição. O Executivo suspendeu os laços diplomáticos com a Santa Sé, no mês passado, depois de o Papa Francisco ter dito que o governo de Nicarágua é uma ditadura grosseira.
No Chile, a via sacra é celebrada durante a noite, à luz das velas. Crentes de todas as idades caminharam pelas ruas de Santiago para renovar esta tradição.
As cerimónias da Páscoa continuam por todo o mundo. A Semana Santa termina com as celebrações do Domingo da Ressurreição de Cristo.