Mundo

Guerra civil no Sudão: cessar-fogo prolongado por mais 72 horas

Apesar da decisão, no horizonte de Cartum e das cidades-satélite, as colunas de fumo assinalaram durante toda esta sexta-feira os combates entre as forças de Apoio Rápido e o exército sudanês.

Um civil observa os destroços causados pela guerra civil que assola o Sudão.
Loading...

No Sudão, os dois generais que fazem a guerra civil aceitaram prolongar as tréguas por mais 72 horas. Mas esta sexta-feira foi ainda de combates na capital Cartum e na região do Darfur.

No horizonte de Cartum e das cidades-satélite, as colunas de fumo assinalaram durante toda esta sexta-feira os combates entre as forças de Apoio Rápido e o exército sudanês.

Longe da capital, dizem funcionários de agências da ONU, é no Darfur, região rica em ouro e urânio e reduto do general Dagalo, que é mais violenta a guerra civil.

É também onde estará iminente uma tragédia humanitária. Pelo menos vinte mil civis terão fugido já do Darfur para o vizinho Chade.

Milhares de estrangeiros tentam fugir do país

Milhares de estrangeiros ameaçados continuam à espera de voos ou viagens de repatriamento. Port Sudan, no mar Vermelho, é a principal porta de saída para quem foge da guerra em Cartum.

Na capital, cada vez mais destruída, estarão ainda pelo menos três milhões de pessoas, encurraladas entre as fações rivais dos dois generais mais poderosos do país.

O milagroso nascimento de um bebé

Em Cartum, o símbolo da resistência tornou-se, por estes dias, um bebé que nasceu dentro de um carro e no meio de tiros e bombas.

O bebé "vitorioso" nasceu ao terceiro dia de uma guerra civil que já provocou, pelo menos, quinhentos mortos e milhares de feridos no Sudão.