Mundo

Correspondente SIC

Guerra na Ucrânia: brigada Azov começa a receber armamento dos EUA

A correspondente da SIC na Ucrânia, Iryna Shev, explica que grupo é este e porque é que estava proibido de receber armamento norte-americano.  

Loading...

A brigada AZOV vai começar a receber armamento norte-americano. Os Estados Unidos levantaram a proibição imposta há mais de uma década sobre esta unidade militar da Ucrânia.

Mas que grupo é este? E por que é que havia esta proibição? A correspondente da SIC, Iryna Shev, explica o que está em causa.

"Após uma análise minuciosa, a 12.ª Brigada Azov das Forças Especiais da Ucrânia passou na verificação de Leahy realizada pelo Departamento de Estado dos EUA", avança o Departamento de Estado, num comunicado citado pelo Washington Post.

A lei Leahy proíbe a assistência militar dos Estados Unidos a unidades estrangeiras que tenham cometido graves violações dos direitos humanos.

A brigada Azov, que tem raízes na extrema-direita e ultranacionalistas, faz parte da Guarda Nacional da Ucrânia e evoluiu a partir de um batalhão que foi formado em 2014 e lutou contra separatistas apoiados pela Rússia.