Mundo

EXPLICADOR

Regresso de Donald Trump: o que se pode esperar deste 2.º mandato?

No seu habitual explicador, Maria João Tomás analisa o futuro dos Estados Unidos após a tomada de posse de Donald Trump. Neste novo mandato, o republicano recém-chegado à Casa Branca fez questão de se rodear de algumas das pessoas mais ricas e poderosas do mundo, especialmente do ramo tecnológico.

Loading...

Donald Trump tomou posse na segunda-feira e o início seu segundo mandato está a ficar marcado por várias mudanças que afetam não só os Estados Unidos, mas também o resto do mundo. Mas o que se pode esperar desta administração Trump 2.0?

Com o regresso do republicano à Casa Branca, como explica Maria João Tomás, teme-se que Donald Trump se torne o "dono do mundo" ao colocar a "América first" ("América em primeiro lugar", em português).

Antes de deixar de exercer funções como presidente dos Estados Unidos, Joe Biden alertou para os riscos do país estar a caminhar para uma oligarquia.

"Hoje, uma oligarquia está a formar-se na América, com extrema riqueza, poder e influência que ameaça a nossa democracia, os nossos direitos e liberdades fundamentais", alertou.

A tomada de posse de Donald Trump ficou marcada pela presença de algumas das personalidades mais ricas e poderosas do mundo como Elon Musk, Jeff Bezos, Mark Zuckerberg e Bernard Arnault. A fortuna destes homens, somada a de outros milionários presentes, chega aos 1.3 biliões de dólares. No entanto, nenhum representante da NATO ou da União Europeia esteve no interior do Capitólio.

Será que o protecionismo económico de Donald Trump vai beneficiar alguém? A anexação do Canal do Panamá por parte dos Estados Unidos é protecionismo ou expansionismo? E quem beneficia verdadeiramente com estas declarações no Presidente norte-americano? E a Europa será que vai resistir a tantas mudanças? São algumas das perguntas às quais Maria João Tomás dá resposta com o seu explicador na SIC Notícias.