Mundo

Índia avança com inspeções extraordinárias a todos os Boeing 787 a operar no país

Uma das caixas negras do avião da Air India que se despenhou esta quinta-feira já foi recuperada. As autoridades continuam a investigar as causas do acidente, que vitimou 241 pessoas. Apenas uma passageira sobreviveu.

Loading...

O primeiro-ministro indiano visitou esta sexta-feira o local onde o avião da Air India caiu, na quinta-feira, e ordenou inspeções extraordinárias a todos os Boeing 787 em operação no país. O governo quer avaliar o sistema eletrónico de controlo dos motores e o compressor do ar da cabine.

A autoridade de aviação civil da Índia explica que se trata de uma medida preventiva. Por enquanto, os Estados Unidos não veem motivos para suspender voos com este modelo, embora estejam a acompanhar a situação de perto.

Este foi o primeiro acidente com um Boeing 787 Dreamliner, um dos modelos mais recentes e avançados da aviação comercial. A investigação conta já com a participação de equipas técnicas de vários países.

Esta sexta-feira, a zona do embate foi isolada do público. No terreno, decorrem ainda os trabalhos de remoção dos corpos e de recolha de provas. Muitas vítimas só deverão ser identificadas através de registos dentários.

O voo 171 da Air India partiu de Ahmedabad com destino a Londres. O Presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu à tragédia e garantiu apoio ao governo indiano, sublinhando que "a Índia é um país forte" e que "os Estados Unidos estão prontos para ajudar".