País

Buscas em câmaras municipais por alegado favorecimento à Transdev 

Buscas em câmaras municipais por alegado favorecimento à Transdev 

Foram constituídos cinco arguidos no âmbito da operação Rota Final.

Cinco pessoas foram constituídas arguidas por alegado favorecimento na contratação de transportes municipais, icluindo Álvaro Amaro, ex-presidente da Câmara da Guarda e recém-eleito eurodeputado do PSD.

Além de Álvaro Amaro, são arguidos Hernâni Almeida, ex-presidente da Câmara de Armamar; Francisco Lopes, ex-presidente da Câmara de Lamego e atual consultor da Transdev; um administrador da mesma empresa e um funcionário da Câmara de Lamego.

Ao longo do dia foram efetuadas dezenas de buscas em 18 autarquias do norte e centro do país, em residências e na empresa Transdev. Em causa o está o alegado favorecimento na contratação de transportes municipais.

A operação "Rota Final"

Ao todo, foram 50 as buscas realizadas pela Diretoria do Norte da PJ, com o apoio de vários departamentos de investigação criminal e da Diretoria do Centro, no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra.

A operação, com o nome de código "Rota Final", envolveu 200 elementos da Polícia Judiciária, entre inspetores, peritos informáticos, peritos financeiros e contabilísticos.

"Mediante atuação concertada de quadros dirigentes de empresa de transporte público, de grande implementação em território nacional com intervenção de ex-autarcas a título de consultores, beneficiando dos conhecimentos destes, terão sido influenciadas decisões a nível autárquico com favorecimento na celebração de contratos públicos de prestação de serviços de transporte, excluindo-se das regras de concorrência, atribuição de compensação financeira indevida e prejuízo para o erário público", afirma a PJ, em comunicado a propósito deste caso.

Também no recrutamento de funcionários se terão verificado situações de favorecimento, ainda segundo a PJ.

  • Saiba quais são os medicamentos que contêm ranitidina
    0:53