O primeiro-ministro António Costa salientou hoje que "não há nenhum problema" com a comunidade cigana e afirmou que o deputado André Ventura, do Chega, "foi de trivela" e levou "um baile do Quaresma", em referência à resposta do jogador.
Durante o debate quinzenal, que decorreu na Assembleia da República, Ventura perguntou a Costa sobre se "concorda ou não que há um problema com a comunidade cigana em Portugal", questionando também o que pensa fazer "com o reiterado incumprimento" às normas de confinamento por causa da pandemia da Covid-19.
"Não, não há um problema com a comunidade cigana em Portugal. Agora o senhor deputado é que tem um problema, é que já foi de trivela", respondeu o primeiro-ministro, numa referência à resposta do jogador de futebol Ricardo Quaresma, cuja trivela (jogar a bola com a parte de fora do pé) é a sua imagem de marca.
Depois de André Ventura ter insistido no assunto e ter acusado o chefe de Governo de fazer uma piada, o primeiro-ministro apontou que "não disse uma graça, mas disse mesmo aquilo que é verdade".
"O senhor deputado resolveu criar um caso de uma parte importante dos portugueses, que é a comunidade cigana, como se eles fossem estrangeiros e não sabendo que há séculos que eles são tão portugueses como qualquer um de nós", assinalou, considerando que aquilo que deputado do Chega "teve foi uma resposta à altura de um grande campeão nacional e de um grande jogador da nossa seleção".
Veja também:
- "O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens"
- A proposta de Ventura que levou Quaresma a criticar o "populismo racista"
- Mais de 100 personalidades assinam carta aberta contra declarações de Ventura
- André Ventura reage às críticas de Ricardo Quaresma
- Quaresma lembra gesto do tio-avô e volta a criticar André Ventura
- Ventura, 0 - Quaresma, 2