País

Funcionária da segurança acusa inspetores do SEF de serem responsáveis pela morte de Ihor Homeniuk

A vigilante, que estava naquela noite no centro da instalação temporária, admitiu que não assistiu ao que lá se passou, mas que o uso da força no controlo do imigrante não seria um episódio inédito.

Loading...

Uma funcionária da empresa de segurança que vigia o centro do SEF no aeroporto de Lisboa acusou os inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de terem sido os responsáveis pelas agressões que mataram Ihor Homeniuk.

No relato que fez aos inspetores da Polícia Judiciária, 13 dias depois da morte de Ihor Homeniuk, a funcionária da empresa de segurança que vigia o centro do SEF no aeroporto de Lisboa disse, que apesar de não ser médica, não acreditava que o cidadão ucraniano tivesse falecido por problemas respiratórios, mas sim devido às agressões de que teria sido vítima naquela manh.ã

Apesar de não constar do documento de verificação do óbito, o corpo do cidadão ucraniano apresentava vários sinais de agressão. Já no instituto de medicina legal, o corpo de Ihor Homeniuk apresentava várias lesões visíveis e foi a marca de uma bota no torax que levou o médico legista a suspeitar do crime e a dar o alerta à PJ.