País

"Apareceram quando estávamos a dormir". Imigrantes realojados em Almograve 

21 nepaleses foram levados de madrugada para a pousada da juventude.  

Vinte e um migrantes nepaleses foram realojados esta madrugada, na Pousada da Juventude de Almograve.

Os imigrantes foram acordados à meia-noite para a transferência de habitação. Em declarações à SIC, mostraram-se perplexos e questionaram o objetivo desta operação e a forma como está a ser conduzida.

Não percebem o que os prende à pousada e ao isolamento, e porque não podem ir trabalhar. Pedem explicações, pois sentem-se peões num tabuleiro de xadrez que os transcende.

O responsável pela Proteção Civil no Alentejo disse esta quarta-feira de manhã que tinham sido realojados cerca de 50 imigrantes no Zmar e na pousada da Juventude de Almograve e que todas as pessoas estavam negativas para o novo coronavírus.

Já a GNR esclareceu que acompanhou esta quarta-feira de madrugada a operação para realojar no complexo Zmar os imigrantes que trabalham na agricultura na sequência de um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira.


  • Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

    Angela Merkel

    Carinhosamente chamada pelos alemães de "Mutti" (mãe), protagonizou um estilo único de fazer política na Alemanha. Não era uma grande oradora, nem fazia discursos inspiradores, mas a postura pragmática valeu-lhe respeito e admiração. "Merkeln" passou a ser verbo na Alemanha, em alusão à forma como a chanceler toma decisões.

    Ana Luísa Monteiro