A deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, mostrou-se esta terça-feira satisfeita com a detenção de Joe Berardo e espera que seja feita justiça.
“Joe Berardo foi à comissão de inquérito da CGD gabar-se de ser intocável. Foi gabar-se de ter encontrado um truque, uma fraude para esconder uma coleção de arte do Novo Banco e da CGD de forma que essa dívida não pudesse ser cobrada”, afirmou a deputada.
“Tudo o que eu desejo é que seja feita justiça relativamente a esse tipo de ações, muitas delas de caráter fraudulento que foram levadas a cabo para estes devedores não pagarem as suas dívidas aos bancos com prejuízos para todos os contribuintes e para todos os portugueses”, concluiu.
Berardo detido por burla qualificada
Joe Berardo foi detido no âmbito de uma investigação aos créditos ruinosos feitos na Caixa Geral de Depósitos (CGD). Em causa estão crimes de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Fonte da Polícia Judiciária (PJ) confirmou à SIC que foi também detido o advogado do empresário, André Luiz Gomes.
Os dois detidos deverão ser ouvidos esta quarta-feira pelo juiz Carlos Alexandre para primeiro interrogatório judicial. Joe Berardo irá passar a noite no Estabelecimento Prisional de Lisboa.