País

Tribunal emite mandado de detenção internacional para prender João Rendeiro

O ex-administrador do BPP comunicou à Justiça que não vai regressar a Portugal.

Loading...

Foi emitido um mandado de detenção internacional para prender João Rendeiro. O ex-banqueiro já foi condenado a penas de prisão em três processos. O pedido de detenção foi tomado pelo tribunal, depois do antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) ter admitido que não pretende regressar a Portugal.

A fotografia de João Rendeiro passa a fazer parte da lista de procurados pela Europol e Interpol. O tribunal emitiu um mandado de detenção internacional para que o ex-banqueiro cumpra prisão preventiva.

Rendeiro comunicou à Justiça que não vai regressar a Portugal. Publicou também um texto no seu blog onde afiram que não tenciona voltar e que foi “uma opção difícil, tomada após profunda reflexão”.

O ex-administrador do BPP já foi condenado três vezes a pena de prisão. Um dos processo – pelo qual terá de cumprir cinco anos e seis meses – já transitou em julgado, ou seja, não resta qualquer possibilidade de recurso.

O antigo banqueiro sabia que estava na eminência de ser detido. Foi notificado para comparecer, esta sexta-feira, em tribunal para nova revisão das medidas de coação. Uma chamada da Justiça que já não terá qualquer efeito prático e que só aconteceu depois dos advogado do BPP terem alertado para o que parecia ser uma óbvia possibilidade de fuga.

João Rendeiro apontado como um dos grandes responsáveis pela queda do BPP, mas diz-se vítima da justiça portuguesa e promete recorrer aos tribunais internacionais.

Os processos que levaram à condenação de Rendeiro envolvem outros arguidos – entre os quais Paulo Guichard, também ex-administrador do BPP a viver no Brasil. À SIC, a defesa de Guichard garantiu que o arguido pretende regressar a Portugal se vier a ser chamado para cumprir pena nos processos que ainda aguardo o transito em julgado.

► VEJA MAIS: