Em resposta ao recente pedido de desculpas de Marta Temido aos profissionais de saúde o Bastonário da Ordem dos Médicos diz que o verdadeiro pedido de desculpa começa pelo reforço da capacidade do SNS.
"O verdadeiro pedido de desculpas é, por exemplo, a Sr. ministra da Saúde começar a fazer aquilo que deve ser feito para reforçar a capacidade de resposta do SNS, ou seja, dar melhores condições de trabalho, contratar mais pessoas, criar condições para que as pessoas aceitem ficar a trabalhar no SNS, valorizar as carreiras profissionais, valorizar a responsabilidade e competência dos médicos", afirma Miguel Guimarães.
Ministra da Saúde emociona-se ao falar sobre "mal-entendido" com médicos
A ministra da Saúde afirmou que em momento nenhum disse que era necessário recrutar profissionais mais resilientes. Emocionada, Marta Temido, pediu desculpas e disse que está indignada com o mal-entendido.
A ministra da Saúde esteve na quarta-feira na Assembleia da República a falar sobre a situação do Centro Hospitalar de Setúbal e a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde. O caminho para resolver esse problema seria apostar na contratação de profissionais mais resilientes e conscientes de que não é fácil desempenharem as suas funções no SNS, segundo Marta Temido.
"Todos nós como sociedade pensamos nas expectativas e na seleção destes profissionais, porque, porventura, outros aspetos como a resiliência são aspetos tão importantes como a sua competência técnica", admite Marta Temido.
Saiba mais
- Palavras de Marta Temido são "quase como facadas" para profissionais de saúde
- Ordem dos Médicos diz que ministra da Saúde "perdeu toda a credibilidade"
- Marcelo discorda de Marta Temido: "Profissionais de saúde demonstram resiliência"
- Marta Temido quer "profissionais mais resilientes"?
- Profissionais de saúde revoltados com Marta Temido após declarações polémicas