País

"Verdadeiro pedido de desculpas é a Sr. ministra da Saúde começar a fazer aquilo que deve ser feito"

Bastonário da Ordem dos Médicos lembra que capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde tem de ser reforçada.

Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos.
Loading...

Em resposta ao recente pedido de desculpas de Marta Temido aos profissionais de saúde o Bastonário da Ordem dos Médicos diz que o verdadeiro pedido de desculpa começa pelo reforço da capacidade do SNS.

"O verdadeiro pedido de desculpas é, por exemplo, a Sr. ministra da Saúde começar a fazer aquilo que deve ser feito para reforçar a capacidade de resposta do SNS, ou seja, dar melhores condições de trabalho, contratar mais pessoas, criar condições para que as pessoas aceitem ficar a trabalhar no SNS, valorizar as carreiras profissionais, valorizar a responsabilidade e competência dos médicos", afirma Miguel Guimarães.

Ministra da Saúde emociona-se ao falar sobre "mal-entendido" com médicos

A ministra da Saúde afirmou que em momento nenhum disse que era necessário recrutar profissionais mais resilientes. Emocionada, Marta Temido, pediu desculpas e disse que está indignada com o mal-entendido.

A ministra da Saúde esteve na quarta-feira na Assembleia da República a falar sobre a situação do Centro Hospitalar de Setúbal e a falta de médicos no Serviço Nacional de Saúde. O caminho para resolver esse problema seria apostar na contratação de profissionais mais resilientes e conscientes de que não é fácil desempenharem as suas funções no SNS, segundo Marta Temido.

"Todos nós como sociedade pensamos nas expectativas e na seleção destes profissionais, porque, porventura, outros aspetos como a resiliência são aspetos tão importantes como a sua competência técnica", admite Marta Temido.

Saiba mais