O primeiro-ministro afirmou esta terça-feira que "desconhecia em absoluto os antecedentes" e pediu esclarecimentos sobre a indemnização atribuída pela TAP à secretária de Estado Alexandra Reis. Também o Presidente da República defendeu que é preciso "esclarecer todo" o acordo celebrado entre a TAP e a secretária de Estado para, numa segunda fase, se retirarem ou não consequências.
O comentador da SIC, Luís Delgado, considera que a secretária de Estado do Tesouro "não tem condições para continuar" no cargo e assinala que “estamos há 48 horas à espera de perceber o que se passa”.
Na SIC Notícias, fala sobre as reações de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, assim como os pedidos de esclarecimento.
"Esta secretária de Estado do Tesouro está politicamente morta", afirma, dizendo que o primeiro-ministro deve pedir ao ministro das Finanças para "tirar" Alexandra Reis do cargo.
António Costa solicitou esclarecimentos aos ministros das Finanças, Fernando Medina, e das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que tutelam a TAP, sobre o caso.
O comentador da SIC considera ainda que nem Fernando Medina, nem Pedro Nuno Santos deverão sair prejudicados, uma vez que "não deviam saber disto".