País

Centenas de agricultores manifestam-se em Beja contra medidas do Governo

Os manifestantes que marcaram presença no protesto, que foi promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal, estão contra a extinção das Direções Regionais de Agricultura e acusam Governo de “não ajudar em nada” o setor.

Agricultores durante uma marcha lenta de protesto de várias associações do setor, em Beja
Agricultores durante uma marcha lenta de protesto de várias associações do setor, em Beja
NUNO VEIGA

Centenas de agricultores reuniram-se durante a manhã desta quinta-feira, em Beja, numa manifestação contra as políticas do Governo. Este protesto foi promovido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e juntou mais de 60 organizações.

Esta é a quinta manifestação promovida pela CAP em 2023

Esta é já a quinta ação de protesto promovida pela CAP em 2023, depois de muitos agricultores terem já saído à rua para contestar várias políticas do Governo em Mirandela, Castelo Branco, Portalegre e Caldas da Rainha.

Entre os motivos de revolta dos manifestantes estão os novos apoios comunitários, a saída das florestas do Ministério da Agricultura, o aumento do custo da água proveniente do Alqueva e, essencialmente, a extinção das Direções Regionais de Agricultura.

Governo português "não está a ajudar em nada"

Luís Palma, um dos agricultores presentes na manifestação desta quinta-feira, disse à SIC que a extinção das Direções Regionais, traduz-se, em muitos casos, em deslocações bastantes longas, sempre que os agricultores necessitarem de se deslocar até esta entidade.

Acrescentou ainda que o Governo português "não está a ajudar em nada" o setor agrícola e que a ministra da Agricultura parece "estar contra" os agricultores e a agricultura.

Os protestos já realizados em 2023, têm sido marcados por marchas lentas de tratores e de agricultores, apoiadas por diversas organizações. A manifestação desta quinta-feira, em Beja, contou com o apoio de mais de 60 entidades.