O hospital de São João, no Porto, registou, esta semana, o maior numero de sempre de atendimentos nas urgências. À SIC Notícias, a diretora do serviço, Cristina Marujo, confirmou que, pelo menos, 30% dos doentes atendidos não são urgências hospitalares.
O pico foi registado na segunda-feira, com 1028 casos de urgência, dos quais 652 eram adultos. Esta quarta-feira, Cristina Marujo espera que a situação seja mais calma.
“Não conseguimos perceber o porquê. Não há a justificação das infeções respiratórias, que é sempre uma justificação para o inverno, não há nada de especial em termos de encontros ou comemorações. Não há uma razão que nos diga porque é que em maio temos esta afluência”, explica.
A diretora do serviço avança ainda que um terço dos utentes que chegam às urgências do hospital São João são doentes não-urgentes.
“Temos cerca de 30% dos adultos a ser triados como [pulseira] verde e azul. Não são falsas urgências, mas que provavelmente o melhor sítio para serem atendidos não é no hospital de São João.”