Há mais uma perícia independente, desta vez pedida no âmbito do caso EDP, que confirma que Ricardo Salgado sofre de Alzheimer, avança esta quinta-feira o jornal Eco. A informação foi, entretanto, confirmada pela SIC junto da defesa do ex-banqueiro.
Foi há precisamente um mês que peritos do Instituto de Medicina Legal concluíram que Salgado sofria da doença, dessa vez numa perícia pedida no âmbito da Operação Marquês. Nessa perícia, os peritos consideraram que não existia a impossibilidade de Salgado comparecer em tribunal, mas alertaram que as declarações podiam ser comprometidas.
Desta vez, no relatório conhecido esta quinta-feira, os peritos - uma neurologista, um psiquiatra e uma consultora de psicologia do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses - argumentam que a doença não impede que o ex-banqueiro seja submetido a um interrogatório judicial. No entanto, dizem não ser possível garantir o rigor das declarações.
O julgamento do caso EDP, que tem como réus Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, Alexandra Pinho e Ricardo Salgado, ex-presidente do BES, começou a 10 de outubro, depois de ter sido adiado duas vezes, devido à greve dos funcionários judiciais.
No início do presente mês, o julgamento foi adiado para se proceder à substituição da juíza Margarida Natário, afastada pelo Tribunal da Relação de Lisboa por ter sido casada com um ex-gestor do Grupo Espírito Santo (GES) que, tal como Manuel Pinho, terá recebido dinheiro através de um 'saco azul' gerido por Ricardo Salgado.