O Hospital do Litoral Alentejano vai avançar com habitação acessível para os médicos e enfermeiros da região. A medida procura combater a dificuldade em fixar profissionais de saúde em zonas pressionadas e com pouca oferta.
É o único hospital para um total de cinco municípios. A falta de profissionais de saúde tem sido, durante anos, um problema à espera de resposta.
O despacho, publicado esta segunda-feira pelo Governo, dá agora luz verde ao Conselho de Administração para desenhar um plano de habitação que tenha em conta as necessidades dos futuros médicos e enfermeiros. É uma iniciativa pioneira e que pretende atrair mais profissionais não só para este hospital, mas também para as restantes unidades locais de saúde.
A medida prevê a construção de, pelo menos, 20 apartamentos, mas ainda está longe de sair do papel. A proposta final será apresentada ao Ministério da Saúde até ao mês de junho.
Sem localização definida para já, o novo alojamento a preços acessíveis tomará forma depois de reunido o financiamento necessário e deverá contar com verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência.