Expresso da Manhã

Podcast

Pedro Cordeiro: “Os partidos moderados têm de se entender para evitar que a França fique ingovernável”

O primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, demitiu-se sem nunca conseguir formar governo. É o quinto chefe de governo em três anos e o presidente Emmanuel Macron volta a ficar numa encruzilhada. Nomeia outro primeiro-ministro ou convoca novas eleições, arriscando como fez o ano passado? Neste Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com o editor de Internacional do Expresso Pedro Cordeiro

Sébastien Lecornu não conseguiu formar um governo estável, acusa os partidos que podiam contribuir para essa estabilidade de estarem inflexíveis na defesa dos seus programas. Com uma divida publica gigantesca e um défice acima dos 5%, fica quase impossível unir blocos em torno de um programa de governo e de um orçamento. Aconteceu-lhe a ele o que já tinha acontecido a François Bayrou e Michel Barnier. Só que Lecornu acaba de bater o recorde de primeiro-ministro menos tempo em funções.

Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios:

Episódios