Perguntar Não Ofende

Podcast

Temos bons autarcas, más autarquias ou uma má ideia? Filipe Teles, coordenador do Barómetro do Poder Local, responde a Daniel Oliveira

As eleições autárquicas são o momento mais próximo entre eleitores e eleitos, mas paradoxalmente aquele que menos mobiliza o país. Apesar de quase metade dos portugueses avaliarem positivamente o poder local, a participação cívica nas autarquias continua baixa.À porta de novas eleições, Daniel Oliveira conversa no Perguntar Não Ofende com Filipe Teles, coordenador do Barómetro do Poder Local da Fundação Francisco Manuel dos Santos, professor de Ciência Política na Universidade de Aveiro e especialista em governação e descentralização

Nuno Fox

A partir dos dados do barómetro, exploram-se as contradições da nossa democracia local: cidadãos satisfeitos mas pouco participativos, autarcas próximos mas com poderes limitados, e uma máquina pesada e dependente do imobiliário. Na conversa questiona-se o modelo presidencialista das câmaras, a falta de transparência e de imprensa local, e a ausência de escrutínio das estruturas intermédias como as CCDR e as Comunidades Intermunicipais. Tudo isto num país onde 84% dos municípios perderam população e onde o centralismo, político e económico, continua a concentrar recursos e decisões em Lisboa.

Nuno Fox

Pode a descentralização fortalecer a democracia e reduzir desigualdades regionais? Ou corremos o risco de apenas multiplicar os vícios do centro? Entre os limites da regionalização e o medo de distribuir poder, esta conversa procura perceber o que está em causa quando falamos de proximidade, autonomia e participação.

Nuno Fox

Filipe Teles, coordenador do barómetro do poder local da Fundação Francisco Manuel dos Santos, professor de Ciência Política e membro da Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas, na Universidade de Aveiro, onde desempenha a função de pró-reitor para o desenvolvimento regional e política de cidades. Foi presidente da Associação Europeia de Investigação Urbana, tem longuíssimo trabalho académico nesta área e colabora regularmente como consultor junto da OCDE e do Banco Mundial para assuntos de governação e descentralização.

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios:

Episódios