Com a tomada de posse de Donald Trump já na próxima segunda-feira, pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos, há uma ideia clara de que desta vez será diferente. Lidera, segundo o próprio, uma coligação bastante distinta da que o fez ganhar as eleições em 2016. Também parece estar muito mais preparado e apoiado nas figuras que vão entrar para administração americana e há seguramente uma ideia de que se vai abrir uma nova página no século XXI. Não sabemos se é um novo século XXI, sabemos que é uma fase muito diferente. Porque o que está causa não é apenas uma mudança na política americana, mas na política mundial. Na relação entre os Estados Unidos, a Europa e a China e com implicações para Portugal. Com moderação de Ângela Silva e Ricardo Costa, são convidados Martins da Cruz, embaixador e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros; Ana Cavalieri, comentadora SIC; e Francisco Louçã, professor de economia e ex-coordenador do Bloco de Esquerda. O programa foi emitido na SIC Notícias a 17 de janeiro.
Expresso da Meia-Noite em Podcast
Podcast
Martins da Cruz: “Trump não mandou a multidão atacar o Capitólio, a multidão foi lá. Os tribunais americanos não o condenaram por isso”
Com a tomada de posse de Donald Trump já na próxima segunda-feira, que nova página se abre no século XXI? A análise de Martins da Cruz, Raquel Vaz Pinto, Ana Cavalieri e Francisco Louçã no Expresso da Meia-Noite, em podcast
Episódios
Polarização marca segunda volta das presidenciais: “Eu sinto que 2026 começou há dez anos, estou exausta já” “O que estamos a ver é o velho centro a desaparecer das presidenciais. É uma catástrofe, não deverá chegar aos 40%” Incertezas, candidatos e estratégias a uma semana do fim das eleições presidenciais. Oiça aqui o debate Henrique Burnay: “Quem não está a confiar na NATO neste momento são os europeus por causa dos americanos” Após uma greve geral e uma guerra de números, há condições para esta reforma laboral? Excesso de escutas e caso Sócrates acentuam crise de confiança na Justiça portuguesa André Ventura e a nova direita: o que está a acontecer com o eleitorado jovem em Portugal? Entre revoluções: O que realmente significa o 25 de Novembro? Pedro Gomes Sanches: “Foi lamentável o que João Lourenço fez em Luanda, com Marcelo presente. Foi um incidente diplomático grave” As lições de Nova Iorque: “O orçamento da cidade é 85% do de Portugal e Zohran Mamdani não tem experiência administrativa”
