Desde os tempos de escola, em Cantanhede, Tiago Gregório habituou-se a pedalar diariamente. “Fazia 10 km por dia, da escola primária ao secundário”, recorda, lamentando que hoje, apesar de existirem mais ciclovias, se vejam menos bicicletas à porta das escolas.
Para o convidado, a explicação é cultural: “Em Portugal preocupa-me que, apesar das condições, as pessoas não arrisquem usar a bicicleta no quotidiano. Noutros países, como Alemanha ou Holanda, pedalar é natural, faça chuva ou neve.”
A LightMobie, empresa onde Tiago Gregório trabalha, é responsável pela montagem e manutenção de bicicletas partilhadas em dezenas de municípios, de norte a sul do país.
“95% das peças que montamos são de produto nacional”, sublinha, destacando o impacto económico e a aposta em inovação: “Estamos ligados a projetos de bicicletas inteligentes, com GPS e sistemas de informação ao ciclista, em parceria com universidades.”
Os números impressionam: em 2024, Portugal exportou quase 370 milhões de euros em bicicletas e, em 2022, foi o maior produtor da União Europeia, com 2,7 milhões de unidades. “Temos know-how, qualidade, recursos humanos e tecnologia”, afirma Tiago Gregório.
O país tornou-se destino de marcas estrangeiras que aqui montam e desenvolvem componentes, desde quadros a baterias. “Só o motor elétrico ainda não é feito cá, mas já há projetos em curso com universidades.”
A forma como nos movemos define como vivemos. Mobi Boom é um podcast semanal sobre mobilidade, inovação e qualidade de vida nas cidades. Dos carros elétricos aos bairros inteligentes, exploramos as ideias, tecnologias e tendências que estão a transformar a malha urbana e a nossa qualidade de vida. Se acredita em cidades mais verdes, humanas e práticas, este podcast é para si. Novo episódio todos os domingos.
Mobi Boom é um podcast Expresso, com produção Tale House, e a primeira temporada tem o apoio da Kinto.
* A sinopse deste episódio foi criada com o apoio de IA. Saiba mais sobre a aplicação de Inteligência Artificial nas Redações da Impresa
