No Último Episódio

Podcast

Maria João Bastos: “'Rabo de Peixe' deixou marca. Falaram-me da série do Brasil aos Estados Unidos, ficaram a conhecer a nossa indústria"

Estreia-se a segunda temporada de “Rabo de Peixe”, a primeira série portuguesa a criar real impacto no streaming. Falámos com a atriz Maria João Bastos, inspectora da PJ que investiga o tráfico de droga nos Açores. Será que o sucesso dos rapexinhos se vai manter?

Parece que foi noutra vida. “Rabo de Peixe” estreou em 2023. A série criada por Augusto Fraga reunia um bando de jovens actores no pequeno belo recanto açoriano, encarregues de “despachar” um enorme carregamento de cocaína, evento-notícia que marcou a vida inteira daquela comunidade há 24 anos. Uma série em esteróides, com cor, ritmo, asneiras e exageros, marcava um ponto de viragem na indústria portuguesa. Agora, o país também estava firme no lago dos tubarões, depois de “Glória”, a primeira de todas a chegar à Netflix, não ter tido o sucesso pretendido. Trazia também críticas, debates e rasgados elogios que colocaram, por algum tempo, a série no top dos tops. A atriz Maria João Bastos, nome sinónimo do audiovisual nacional, faz parte do elenco como inspectora da PJ que vai até à ilha para descobrir toda a verdade. E é também a convidada do mais recente episódio de “No Último Episódio”, podcast do Expresso conduzido pelo crítico de cinema e televisão José Paiva Capucho. Oportunidade para falar da segunda temporada que se estreia esta sexta-feira.
José Fonseca Fernandes
“'Rabo de Peixe' deixou a sua marca. Falaram-me da série em vários países, como no Brasil, onde trabalho, ou até nos Estados Unidos da América. Ficaram a conhecer a nossa indústria”, começa por dizer Maria João Bastos no segundo episódio de “No Último Episódio”. É um facto que, a enchente de artigos, opiniões e debates caseiros entre amigos e familiares gerou uma expectativa e um entusiasmo pouco habitual na nossa indústria. Foi preciso esperar por uma segunda temporada — gravada ao mesmo tempo que a terceira — mas eis que chegou e acertou: sente-se o tempo de escrita e as personagens ganharam história, contexto, puxando pela empatia do espectador. Agora, sim, é uma série a sério. “De todas as temporadas, creio que esta é a melhor precisamente por isso. Ficamos a conhecer outro lado das personagens, incluindo da minha.” Que terá, tanto quanto foi possível apurar, um desafio de superação quase impossível no terceiro take de “Rabo de Peixe”. Fica a curiosidade.
José Fonseca Fernandes
Sendo ainda cedo para avaliar a reação do público, Maria João Bastos, que está a gravar um filme no Brasil e esteve na Islândia a gravar a série “Cold Heaven”, acredita que as dúvidas da própria comunidade açoriana já desapareceram. “No início houve um desconforto, claro, mas agora sentem que a série já é deles. Fomos muito bem recebidos. Nós sabíamos que aquele acontecimento de 2001 tinha sido um flagelo, mas não queríamos fazer um documentário. Claro que queríamos verdade mas só fazia sentido contar aquela história como o Augusto Fraga quis contar”, revela a atriz.

Maria João Bastos não sabe se teve mais trabalho por causa do sucesso deste projecto, mas tem a certeza que a marca se vai prolongar com o tempo. E que a pequena indústria nacional tinha muito a aprender com o que se passou em “Rabo de Peixe”. “Passámos muito tempo juntos. Houve tempo de ensaio. Isto é básico mas faz-se pouco”. Foi o que fez com o “parceiro de crime”, ou, na verdade, de polícia, o humorista tornado actor Salvador Martinha. Levaram tão a sério esse tempo que acabaram a desenhar uma família mexicana com ligações à personagem do comediante. Mais pormenores ficam para quem ouvir o novo episódio de “No Último Episódio”.

Quantas vezes já quis saber mais sobre “aquele” último episódio? Encontrar respostas que criam mais perguntas e só o deixam a pensar quando é que estreia o próximo capítulo?

Em “No Último Episódio”, José Paiva Capucho não traz garantia nenhuma de tranquilizar os fãs de séries. Vem para se juntar à festa.

Traz histórias de bastidores, críticas do público vs críticas dos críticos e análises de cenas.

Tudo isto num podcast que se vai dedicar à melhor televisão nacional e internacional do ano.

‘No Último Episódio’ vai para o ar todas as sextas-feiras no Expresso e em todas as plataformas de podcast. Oiça aqui o trailer da segunda temporada.

Episódios