The Heart & Hustle of Portugal

Podcast

“Eu era a única rapariga a jogar basquete no recreio. Acho que foi aí que criei a minha técnica para que os rapazes não me bloqueassem”

Ticha Penicheiro mudou o jogo: pioneira do basquetebol feminino, jogou na WNBA e conquistou o seu lugar como uma das melhores bases de todos os tempos. Nesta conversa em inglês com Tony Gonçalves, a atleta regressa ao início de tudo, quando uma menina pequena da Figueira da Foz com sonhos maiores que o mundo

A história de Ticha é uma história de superação e conquista. Em pequena, era a única rapariga num campo repleto de rapazes, na Figueira da Foz, onde aprendeu a fazer circular a bola rapidamente para evitar ser bloqueada pelos rapazes. Afirmou-se como uma estrela em ascensão num país onde o basquetebol não era uma carreira a tempo inteiro. Arriscou, foi estudar para os Estados Unidos e é lá que foi descoberta.

Ticha Penicheiro foi campeã da WNBA com os Sacramento Monarchs, em 2005
FOTO Steve Campbell/Getty Images

Ticha Penicheiro passou o auge da sua carreira nas Sacramento Monarchs, onde jogou até 2009, e hoje é uma agente desportiva empenhada em abrir portas à próxima geração. Nesta conversa, a atleta leva-nos desde a sua infância até ao seu percurso até à WNBA, nunca esquecendo o seu país natal.

Ticha é também a protagonista de um novo documentário intitulado “Feel the Magic: Ticha Penicheiro – Against All Odds”, que foi exibido no festival Tribeca Lisboa. A antiga jogadora leva-nos até à rodagem do documentário e explica por que razão espera que este filme inspire os jovens atletas a tentarem a sua sorte: como a própria afirma, é preferível arriscar do que viver com arrependimentos.

Tony Gonçalves nasceu no norte de Portugal em 1973 e, com quatro anos, emigrou com os pais para os EUA. A nível profissional, passou por empresas como a Sharp Electronics, Samsung e WarnerMedia, onde chegou a chief revenue officer, gerindo receitas e investimentos na área das vendas de publicidade, streaming e entretenimento.

Com a missão de colocar empresas e líderes portugueses no plano internacional, Tony fundou o Grupo Evrose para orientar e aconselhar empresas portuguesas no crescimento e transformação dos seus negócios.

No início de 2024 reuniu o Tribeca, com sede em Nova Iorque, e a SIC, com a sua plataforma de streaming OPTO, para juntos lançarem a primeira edição do Festival Tribeca fora dos EUA. Tony Gonçalves tornou-se assim o produtor executivo do Tribeca Festival Lisboa, que aconteceu entre 18 e 19 de outubro de 2024.

‘The Heart & Hustle of Portugal’ é o seu primeiro podcast e tem o objetivo de juntar uma comunidade apaixonada por Portugal à volta de uma série de conversas com grandes protagonistas nacionais e internacionais ligados ao país e ao mundo cultural e empresarial.

Episódios