Prato do dia

Prato do dia: Bola Parda da Guarda adoça os mais gulosos de norte a sul

Loading...

A Bola Parda tem ingredientes que elevam o paladar desta receita tradicional da Guarda. Uma das receitas já foi patenteada e ganhou prémios.

É da cidade da Guarda que nos chega o prato do dia, a Bola Parda ganhou este nome por causa da cor da canela, mas como em qualquer iguaria, os ingredientes são separados cuidadosamente até a mistura tem regras.

Ovos , farinha, açúcar, canela, aguardente e por fim as claras batidas em castelo que, nesta receita são uma espécie de cereja em cima do bolo.

“É um bolo que leva um bocado de tempo a fazer. Nós temos facilidade de fazer mais rápido e maior quantidade porque temos as máquinas. Antigamente, não tínhamos máquinas, era feito à mão, mas mesmo nas máquinas leva bastante tempo” explicou o pasteleiro, Mário Pereira.

O saber com a chancela da Guarda tem gerações de história. É quase como um legado que passa de pais para filhos.

A bola parda é a tradição que quebra uma delas. A doçaria, em regra, assinala dias de festa, mas neste caso, pode ser festa todos os dias.

“A bola parda fazia-se praticamente todo o ano. Porque é um bolo que pode estar vários dias sem endurecer”, diz o pasteleiro.

O sabor já anda de boca em boca de norte a sul do país. Cada fatia remete os gulosos para a Guarda, o local de origem da bola parda.


Últimas Notícias