O prato do dia regressou aos sabores do Alentejo, a Sopa de Cação começou a ser feita no século XVI e, hoje, é um dos pratos mais apreciados na região.
“O cação é da família do tubarão é um peixe suave e é muito saboroso”, elogia a chef do restaurante “Café Alentejano”, Vânia Vicente.
É saboroso e há longos anos que faz uma das melhores iguarias do Alentejo. A receita é simples, como grande parte dos pratos da região: acrescentam-se o azeite, alho, louro, coentros, farinha, água e vinagre e faz-se a famosa Sopa de Cação.
À mesa, o prato com cação e o pão alentejano, típico nas mesas daquela região, rega-se com calco e é servido. Esta, é uma receita já muito antiga que surgiu da necessidade de se comer peixe.
“Surgiu porque há a necessidade de comer peixe e o cação é um peixe muito resistente. E as sopas tem que ver com o facto de ser algo muito alentejano, são a base da gastronomia alentejana. A sopa de cação surge da junção do peixe com as ervas aromáticas, que são os coentros, uma coisa que está disponível à porta de casa de qualquer pessoa”, explica Rita Simão do “Café Alentejano”.
Uma receita rica em sabores Alentejanos, com o pão e as ervas aromáticas da região. Dependendo da zona do alentejo, é sopa ou açorda onde o destaque é o cação.