Prato do dia

Prato do dia: venha aprender como se faz a Perdiz à Convento da Cartuxa

Esta iguaria vem diretamente do Convento da Cartuxa, no Alentejo. É um prato com história onde a perdiz é o elemento principalmente e o segredo é o molho veludo.

Perdiz à Convento da Cartuxa
Loading...

O prato do dia leva-nos até aos sabores do Alentejo para conhecer a história e aprender como se faz a Perdiz à Convento da Cartuxa.

“Os ingredientes são banha, perdiz, azeite, vinagre, vinho branco, sal, alho, louro, cravo de cabecinha e pimenta em grão”, diz Joaquina Correia, cozinheira no restaurante Fialho.

Os ingredientes parecem ser muitos, mas as mãos estão mais que habituadas. A famosa Perdiz à Convento Cartuxa é cozinhada pela Joaquina há cerca de 40 anos e garante que é fácil de confecionar.

“Tenho um tacho com banha , depois passo a perdiz por farinha e frito a perdiz até ficar douradinha. Quando estiver douradinha ponho sal e o resto dos ingredientes”, explica Joaquina Correia.

No empratamento, juntam-se as couves de bruxelas, pera bêbeda e pão frito. Esta é uma receita que faz parte da ementa do Restaurante Fialho há largos anos e que tem uma história ligada, como o nome indica, ao Convento da Cartuxa.

Uma receita que outrora era adorada pelo Conde de Barcelona e que hoje é apreciada pelos amantes da caça de todo o país.

Há quem passe de propósito em Évora para saborear a Perdiz à Convento da Cartuxa.