O prato do dia leva-nos até a Ribeira de Pena, em Vila Real, é uma especialidade que começou por ser um prato pobre, com os tradicionais milhos, mas agora é rico em carnes.
Eram chamados milhos pobres, que sustentaram muitas famílias de Ribeira de Pena, lembra o cozinheiro Manuel Moura que cresceu na região. O prato agora é rico em carnes e na cozinha do Restaurante da Vila, o chef Rodrigo Meireles, que veio de Lisboa depressa aprendeu a receita.
Começa-se por cozer os enchidos da região, o porco, a vitela e o frango.
“Fazemos primeiro um caldo de carne, com aparas de frango e vitela e depois colocamos os enchidos e a carne a cozer nesse caldo para o sabor ficar mais intenso”, explica o chef Rodrigo Meireles.
O caldo também ajuda a que os milhos tenham mais cor e depois de triturados de forma grosseira têm de ser muito bem lavados antes de irem a refogar.
Na cozinha do Restaurante da Vila às duas mãos alia-se a tradição e a modernidade, o chef Rodrigo vindo de Lisboa, onde fez a formação e sempre viveu, há meio ano arriscou e abriu o audácia em Ribeira de Pena, onde tem raízes familiares.
Para o chef tem sido um desafio adaptar-se aos sabores da terra e aprender a fazer um prato típico da região. É um processo que leva tempo, mas no fim sai um prato de conforto a que Rodrigo Meireles dá um toque audaz.