Numa longa investigação, a SIC mergulha nos meandros do Chega, partido fundado por André Ventura, em abril de 2019.
"A Grande Ilusão -Cifrões e Outros Demónios" é o segundo de quatro episódios da Grande Reportagem de autoria de Pedro Coelho, José Silva e Andres Gutierrez.
Em entrevista na Edição da Manhã da SIC Notícias, o jornalista Pedro Coelho revelou que este episódio começa a percorrer os caminhos à volta de André Ventura e chega a um multimilionário norte-americano, "peça-chave do Chega".
O jornalista da SIC destaca a frase "o partido começa a tornar-se atraente" para descrever este episódio
Na entrevista, fala sobre as críticas que se veem nas redes sociais dos apoiantes de André Ventura, "que parecem indiferentes a tudo aquilo que se passa à volta do Chega". Explica que o Chega está a ser investigado nesta reportagem porque, para além de ser um partido novo a subir muito rapidamente nas sondagens, "há também muita coisa que tem de ser investigada".
"Não é pelo facto de ser um partido novo que não é escrutinado", refere, lembrando que, ainda hoje, partidos como o PS e PSD continuam a ser investigados.
Pedro Coelho considera ainda que a aproximação de André Ventura a Marine Le Pen é "curiosa" e recorda uma entrevista do líder do Chega, em maio de 2019, quando afirmou que nunca se iria aproximar de partidos de extrema-direita.
Veja também:
- A Grande Ilusão: o ódio saiu do armário
- A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios (Parte I)
- A Grande Ilusão: o esqueleto saiu do armário
- A Grande Ilusão: o Padrinho, a Madrinha e o Vizinho Espanhol
- A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios, 2.ª edição
- “Recebemos ameaças de dirigentes do Chega, mas o jornalismo não vai ficar em silêncio”
- "Estamos na cave do Chega, onde o insólito ganha raízes"