Grande Reportagem SIC

A transformação de uma antiga cientista na primeira mulher Chanceler da Alemanha

Da infância sombria na RDA aos primeiros passos na política, a SIC seguiu o percurso de Angela Merkel. Revelamos a surpreendente transformação de uma antiga cientista na primeira mulher Chanceler da Alemanha e na mais influente líder da Europa.

Angela Dorothea Kasner tinha semanas de vida quando sofre uma mudança radical. Semanas depois de nascer em Hamburgo - na Alemanha Ocidental, muda-se com a família para Templin - na Alemanha de Leste.

Pastor protestante, o pai aceita o convite da Igreja para se instalar na pequena cidade da antiga República Democrática da Alemanha. Estávamos em 1954.

A vida do outro lado da cortina de ferro haverá de marcar a jovem Angela para sempre. "Foi o que ela aprendeu desde muito cedo. Ter sempre cuidado com o que diz". As palavras são do biógrafo e jornalista da "Der Spiegel" Dirk Kurbjuweit.

Em entrevista à SIC lembra que a autocensura era comum num estado policial onde qualquer pessoa podia estar entre os 85 mil informadores que colaboravam com o regime comunista.

Do pai, Angela recebeu ordens claras. Nunca repetir em público as conversas que a família tinha à mesa.

Falar menos e ouvir mais. A fórmula que aprendeu na infância haveria marcar toda a carreira política em que evitou sempre dar passos em falso.

Angela Dorothea Kasner nasce em Hamburgo a 17 de julho de 1954

Angela Dorothea Kasner nasce em Hamburgo a 17 de julho de 1954

Tal como a maioria dos jovens da Alemanha de Leste fez parte da Juventude Comunista onde chega a desempenhar cargos de destaque. O acesso era voluntário mas é a adesão ao movimento que permite à jovem Angela sair de Templin e entrar na Universidade em Leipzig.

É lá que termina o curso com a nota máxima em Física e inicia a carreira científica em que viria a apostar até 1989. Mas a 9 de novembro desse ano, a queda do muro de Berlim aponta-lhe o caminho de onde não mais se afastaria: o da política.

Semanas depois junta-se ao "Despertar Democrático". O partido tem um papel decisivo nas primeiras eleições livres na RDA e acaba por conduzi-la ao cargo de porta-voz adjunta do novo governo. Precisa, rápida, desenvolta. Colabora com o processo de reunificação da Alemanha quando conhece o homem que haverá de a catapultar para o poder.

Helmut Kohl ficará para História como o padrinho político de Merkel e ela como a "Kohl's Mädchen", a menina de Kohl.

Erika Benn, antiga professora de russo de Angela Merkel.

Erika Benn, antiga professora de russo de Angela Merkel.

Era o final da década de 60 e Erika Benn percorria quilómetros entre as escolas da região de Brandemburgo. A então jovem professora procurava alunos-prodígio que pudessem juntar-se ao clube de estudantes de russo. "No intervalo uma colega mandou a Angela Kasner falar comigo".

Tímida, focada nos estudos, Angela parecia alheada dos temas que interessavam às outras adolescentes. "Não dava importância à roupa mas queria ser bem sucedida. Ela era ambiciosa. Muito ambiciosa!".

Na escola destaca-se no idioma mais promovido durante a ocupação soviética da Alemanha de Leste mas também a Matemática.

Hans-Ulrich Beeskow acompanhou Angela Merkel durante três anos no Clube de Jovens Matemáticos

Hans-Ulrich Beeskow acompanhou Angela Merkel durante três anos no Clube de Jovens Matemáticos

Encontrámos Hans-Ulrich Beeskow num dos muitos parques da luxuriante Templin. A pequena cidade a hora e meia a norte de Berlim habituou-se à passagem de forasteiros interessados nas origens de uma antiga residente.

O professor de matemática reformado acompanhou Angela Merkel durante os três anos em que fez parte do Clube de Jovens Matemáticos. Não hesita em afirmar que foi uma das melhores alunas com que se cruzou numa carreira de décadas.

Refugiado sírio Anas Modamani vive em Berlim há 6 anos. Entrou na Alemanha em 2015

Refugiado sírio Anas Modamani vive em Berlim há 6 anos. Entrou na Alemanha em 2015

Exercício físico e a alimentação saudável tornaram-se parte da rotina deste refugiado sírio.

Anas Modamani está entre o milhão de pessoas que entraram na Alemanha em 2015. Tinha 18 anos quando fugiu sozinho da Síria onde era procurado pelo regime de Damasco. Percorreu 4 mil quilómetros para chegar ao destino. Sobreviveu a um naufrágio no mar Egeu.

33 dias depois de ter escapado à repressão do regime de Bashar al-Assad chegou à Alemanha. Estava há dois dias alojado num centro de refugiados quando vive um momento inesperado. Uma foto com a Chanceler lançou-o para a fama.

A selfie tornou-se viral e fez de Modamani a imagem de uma causa. Hoje com 24 anos estuda Comunicação empresarial e trabalha num supermercado em Berlim.

Em 2015 tornou-se viral a selfie que o sírio Anas Modamani tirou com a chanceler

Em 2015 tornou-se viral a selfie que o sírio Anas Modamani tirou com a chanceler

Da crise financeira ao escândalo da Volkswagen. Da vaga de atentados terroristas na Europa ao divórcio de um estado-membro. Em 16 anos de mandato Angela Merkel contornou desafios globais e ajudou a transformar a Alemanha numa superpotência regional.

A página da Grande Reportagem SIC

Saiba Mais:

Merkel: mãe e verbo da Alemanha moderna

O princípio do fim da "era Merkel"

Oito curiosidades para ficar a conhecer melhor Angela Merkel

Merkel: a mais recente feminista

Angela Merkel: 16 anos de história

  • Esqueçam o atrás...

    Tenham noção

    O recado de Rodrigo Guedes de Carvalho sobre redundâncias. Tenham noção que dizer ou escrever "há cinco anos atrás", "subir para cima" ou "descer para baixo" é desnecessário.

    SIC Notícias